FREGUESIA DE PARDAIS

A Freguesia de Pardais situa-se no Alto Alentejo - Distrito de Évora - Concelho de Vila Viçosa. Tem uma area de 17,83 Km2. Fica a 6 Km. da sede do Concelho e a 50 Km de Évora.Tem acesso directo à auto estrada A-6 pela variante Vila Viçosa - Borba. Situa-se na margem esquerda - direita do rio Guadiana. A Ribeira de Pardais com cerca de 20 Km de curso nasce a noroeste desta Freguesia, corre para leste-sudeste e desagua na margem direita do rio Guadiana já na Barragem do Alqueva .

terça-feira, julho 03, 2012

CERTIDÃO J. FREGUESIA

Certidão de Pronuncia da Junta de Freguesia

 
ANTÓNIO JOSÉ CALADO PEIXOTO, Presidente da Junta de Freguesia de Pardais, Município de Vila Viçosa,

CERTIFICA que na Acta n.º 6/2012 do Executivo desta Junta de Freguesia, realizada no dia 4 de Junho de 2012, consta a deliberação do seguinte teor:

-Pronuncia da Junta de Freguesia de Pardais à Lei n.º 22/2012, de 30 de Maio-
De acordo com o n.º 4 do artigo 11º da Lei n.º 22/2012, de 30 de Maio, é solicitado às Assembleias de Freguesia a apresentação de parecer sobre a reorganização administrativa territorial autárquica. Segundo o n.º 4 do artigo 6º da citada Lei, é possível contemplar a existência de quatro Freguesias no território do Município de Vila Viçosa. Conforme estabelece o n.º 1 do artigo 7º e artigo 11º da referida Lei, é do parecer deste Executivo que seja agregada a Junta de Freguesia de S. Bartolomeu à Junta de Freguesia de Conceição, criando-se uma nova pessoa colectiva territorial com a denominação “Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e de S. Bartolomeu”. Há que solicitar à Assembleia Municipal, segundo parâmetros de agregação e por pronuncia estabelecida no n.º 4 do artigo 6º da Lei supra citada, a existência de 4 (quatro) Freguesias no território do município de Vila Viçosa: Freguesia de Bencatel, Freguesia de Ciladas, Freguesia de Pardais e união de Freguesias de Conceição e S. Bartolomeu. Mais invocamos de acordo com o disposto na alínea b) do artigo 8º a importância da Freguesia de Pardais devido à sua actividade principal ser a exploração de Mármore, situando-se na sua área o maior número de pedreiras do Concelho. Assim, opomo-nos a qualquer tentativa de extinção ou agregação desta Freguesia Rural  e solicitamos parecer à Assembleia de Freguesia de Pardais.

----------Por ser verdade e para se constar, se passa a presente certidão que assina e vai autenticada com o selo branco em uso nesta Junta de Freguesia.

----------Pardais, 29 de Junho de 2012

                                                             O Presidente da Junta,    

                                                          ( António José Calado Peixoto )